As autoridades de saúde do Estado e de Passo Fundo seguem acompanhando o caso de suspeita de intoxicação por metanol de uma mulher de 20 anos, moradora da cidade. Ela deu entrada no Hospital São Vicente de Paulo-HSVP no dia 07 de outubro com sintomas que desencadearam um protocolo envolvendo a possibilidade da contaminação por metanol, acionando o Centro de Informações Toxicológicas do Rio Grande do Sul (CIT RS).
Durante a tarde desta quinta-feira (09) a paciente saiu da UTI , indo para um quarto no HSVP, tendo assim melhora de saúde. A previsão é que o exame, enviado de Passo Fundo para Porto Alegre, tenha seu resultado revelado nesta sexta-feira (10).
No total há três ocorrências sob investigação, sendo nos municípios de Novo Hamburgo, Porto Alegre e Passo Fundo, além de outros três casos descartados.
A Uirapuru entrou em contato com a Vigilância Municipal de Saúde de Passo Fundo, a qual informou que já se preocupa há tempos com o risco de bebidas contaminadas, sendo que inclusive já havia realizado oficinas de treinamento para identificação de bebidas deste tipo meses antes de tais ocorrências.
O órgão municipal fiscaliza o comércio de bebidas, não a fabricação, tendo em vista que tal atribuição é do MAPA. As fiscalizações são feitas de rotina durante as vistorias nos estabelecimentos, haja vista que todo produto, seja alimentos ou bebidas, devem ter origem e procedência comprovadas para serem expostas ao comércio. Também, as fiscalizações são feitas através de denúncias recebidas através da Ouvidoria Municipal. O órgão municipal finalizou informando que, caso seja flagrada alguma irregularidade, é feita a abertura de Processo Administrativo Sanitário contra o estabelecimento e realizada a apreensão cautelar dos produtos.


































Comente este post