Nos últimos dias as redes sociais, em especial os grupos de whatsapp, foram inundados por imagens e áudios com supostas ameaças de ataques a escolas na região. Concomitante a isso, imagens de viaturas policiais próximo as escolas do município passaram a ser disseminadas como se houvesse ocorrências em andamento nestes estabelecimentos de ensino.
Durante uma reunião que reuniu órgãos de segurança e membros da Frente Parlamentar de Educação na manhã desta quinta-feira, 13, o comandante do 13 BPM Major André Konigonis afirmou que a Brigada Militar tem uma preocupação especial com o público escolar e enfatizou os programas da Patrulha Escolar e Proerd que são desenvolvidos para esse público. O Major Konigonis ressaltou que em frente a todas as escolas do município há, pelo menos, uma câmera do Projeto Sentinela e que os locais estão sendo permanentemente monitorados.
Segundo Konigonis todas as informações que chegaram ao conhecimento da Brigada Militar foram checadas e que não há indícios de estariam programados ataques nos educandários na região. “Inclusive a BM passou em todas os estabelecimentos de ensino orientando as direções de escola que qualquer movimento suspeito ou que fuja a normalidade nos demandem”. O comandante afirmou também que além do efetivo normalmente aplicado, policiais do departamento administrativo e de outros municípios estão empenhados para dar segurança ao público escolar. “Para a comunidade escolar estamos pedindo calma e atenção” disse o comandante.
André Konigonis solicitou que não sejam compartilhadas as mensagens que estão sendo disseminadas nas redes sociais e pediu em especial que este conteúdo não seja compartilhado em grupos de pais para evitar o pânico. As informações sobre possíveis ataques devem ser encaminhadas aos órgão de segurança e serão checadas.
Fatos isolados
A reportagem do Portal Canal Dois foi procurada por cidadão que indagavam sobre dois fatos ocorridos em estabelecimentos de ensino na cidade de Erechim e apurou que foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) a apreensão de uma faca que estava em posse de um aluno em uma escola estadual na área central da cidade. Questionado sobre a necessidade de estar com o objeto, argumentou que era para defesa própria, uma vez que estava sendo ameaçado fora da escola.
Ainda na noite desta quarta-feira, 12, a direção da Universidade Fronteira Sul teria sido procurada por duas alunas que informaram ter conversado e trocado redes sociais do Instagram com uma pessoa que estava nas dependências do Campus e que no seu perfil havia imagens de insígnia nazista e armas. Devido aos ataques recentes a direção da instituição comunicou a Brigada Militar que esteve no local e identificou o indivíduo que foi conduzido a DPPA para registro do fato.
































Comente este post