A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça o alerta para a importância da vacinação contra a gripe diante do cenário de baixa cobertura vacinal e do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados ao longo de 2026 no município.
Mesmo sem registro de óbitos até o momento, os dados acendem um sinal de atenção, especialmente pela predominância de internações por Influenza e pela baixa adesão da população às campanhas de imunização, principalmente entre crianças.
Dados de 2026 em Erechim
Ao longo de 2026, o município registrou 27 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo quatro por COVID-19, 16 por influenza, cinco por outros vírus e dois casos ainda em investigação. Até o momento, não há registro de óbitos em Erechim.
No âmbito hospitalar, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) registra a internação de um idoso com diagnóstico positivo para Influenza, enquanto o Hospital de Caridade contabiliza quatro internações por SRAG.
Cobertura vacinal abaixo da meta de 90%:
29.858 doses aplicadas
47,87% cobertura nos grupos prioritários
37,47% em crianças
55,80% em gestantes
50,83% em idosos
Segundo o secretário de Saúde, Vianei Mueller, o cenário preocupa pela baixa adesão à vacina, especialmente entre o público infantil, e reforça a necessidade de proteção coletiva. “A vacinação é fundamental para evitar casos graves e internações. Nós estamos muito abaixo da meta do Ministério da Saúde, principalmente nas crianças, e isso é preocupante. A vacina não impede apenas a doença, ela evita complicações graves e salva vidas”, disse.
O secretário reforça que a baixa cobertura pode impactar diretamente na gravidade dos casos e na pressão sobre os serviços de saúde. “A gripe não é uma doença simples em todos os casos. Ela pode evoluir rapidamente para quadros graves, internações e até óbitos, principalmente em grupos de risco. Por isso, quem ainda não se vacinou precisa procurar uma unidade de saúde o quanto antes”, destacou.
Onde se vacinar
A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Erechim, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30. A UBS Centro, localizada na antiga UPA, conta com horário estendido para facilitar o acesso da população, funcionando das 8h30 às 18h30, sem fechar ao meio-dia. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação. No caso de crianças e adolescentes, também é importante levar a carteira de vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação está liberada para toda a popualção e é a principal forma de prevenção contra formas graves da doença, hospitalizações e complicações respiratórias.
Fotos: Georgia Spilka – Comunicação PME































Comente este post